O Tema




Atenção


As inscrições para as COMUNICAÇÕES ORAIS foram prorrogadas até o dia 02 de Junho de 2013 no valor de R$ 10,00.


Informações: Clic Aqui



As inscrições para OUVINTES permanecerão no valor de R$ 15,00 até o dia 05 de junho de 2013.


Informações: Clic Aqui

 A Profissionalização  d@ Museólog@ e Museologia Social

O tema para o EEEMU propõe uma profunda reflexão acerca da Museologia Social. Dessa forma, é importante discutir a formação profissional que instrumentalizará as Políticas e instituições Museais acerca de uma realidade e responsabilidade que rompe as fronteiras do Museu, confrontando-se com a necessidade de abrir as portas do museu para ao seu contexto. Nesse sentido, a leitura da conjuntura nacional no campo da política, da cultura, da economia etc. se faz necessária para um amplo debate conceitual e epistemológico que envolva o papel social dos museus e a compreensão da formação do profissional museólogo neste percurso.
Dentro da atual conjuntura de novos cursos, acredita-se que as discussões das novas experiências vindas das diversas partes do Rio Grande do Sul e do Brasil podem refletir e tornar uma base cada vez mais sólida na Política Nacional de Museus.
Desta forma, os estudantes de museologia devem procurar como base as discussões teóricas e práticas dentro dos museus que irão estagiar ou atuar como futuros profissionais, bem como nas instituições de ensino e fomento à pesquisa para desenvolver um olhar crítico sob o seu campo de atuação.
As atividades propostas no EEEMU intencionam relacionar a sociedade civil, acadêmica e instituições governamentais para compor o debate e a troca de experiências no que diz respeito aos temas relacionados ao movimento estudantil, profissão à museologia e aos museus. Para tanto, as diversas atividades dentro do encontro permitirão a articulação de estudantes a fim da promover e integrar experiências bem sucedidas em suas instituições.
A programação que foi discutida em reuniões entre os coordenadores apresentará a todos os interesses prioritários dos futuros museólogos. Também será discutido em suas plenárias melhorias e estruturação do movimento estudantil para na plenária final ser apresentada a todos os presentes o documento do EEEMU, um pacto entre os estudantes presentes. O documento deverá conter diretrizes que nortearão as ações do movimento estudantil dos estudantes de museologia representado pelo EEEMU até o encontro seguinte. Cada grupo fará uso dos posicionamentos ali expostos de forma a adequá-los a sua realidade local respeitando sua autonomia e independência. Cópias desse documento deverão ser entregues às administrações das IES (Instituições de Ensino Superior) os estudantes presentes no EEEMU, às executivas nacionais de cursos, à UNE (União Nacional das/dos Estudantes) e às instâncias governamentais responsáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário